O post de hoje é um misto de DIY com Receita, então pega o seu avental e o seu caderninho de anotações e vamos aprender a fazer cupcakes lindos e gostosos \o/
Fonte: Cupcakeria |
Se tem uma coisa que eu e a Ju andamos concordando enfaticamente esses dias é que o cupcake Red Velvet da Cupcakeria é uma das coisas mais deliciosas do universo conhecido.
Olha ele aí do lado, que coisa mais fofa e gostosa!
Bom, mas voltando ao meu caso... Outro dia foi aniversário do meu pai e eu estava procurando uma receita boa de bolo de cacau para fazer. Daí que lembrei do red velvet e resolvi procurar para ver se existia receita dele rolando pela internet. E não é que tinha?
Segundo a Wikipedia, A Red velvet cake is a cake with a dark red, bright red or red-brown color. It is usually prepared as a layer cake with either a vanilla or chocolate flavor, topped with a creamy white icing. Common ingredients are buttermilk, butter, flour, cocoa, and beetroot or red food coloring. The amount of cocoa used varies in different recipes. Cream cheese frosting is most commonly paired with the cake, as well as buttercream. Pelo que eu consegui entender dos vários sites de receita, é um bolo até bem comum e não muito difícil de fazer... Então resolvi usar para fazer o bolo do meu pai (com recheio de trufa e sem o corante vermelho) e aproveitei para montar uns cupcakes!
Ingredientes para a massa:
1 e 1/2 xícara de açúcar;
1/2 xícara (100g) de manteiga (em temperatura ambiente);
2 ovos;
2 e 1/3 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de cacau em pó;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
1 xícara de buttermilk;
1 e 1/2 colher de sopa de corante alimentício vermelho líquido OU 1 colher de chá de corante em pó;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 colher de chá de vinagre branco.
Ingredientes para a cobertura/recheio:
1/2 xícara (100g) de manteiga (em temperatura ambiente);
225g de cream cheese, em temperatura ambiente;
2 xícaras de açúcar de confeiteiro;
1 colher de chá de extrato de baunilha.
Buttermilk: aqui no Brasil não é vendido pronto, portanto você vai precisar fazer o seu, a sorte é que é facinho: 1 colher de sopa de suco de limão + leite até completar uma xícara - deixe descansar por 10 minutos antes de usar.
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C (no meu caso, usei a 200ºc, porque meu forno não é tão quente...). Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar durante uns 4 minutos em velocidade média, até formar um creme. Adicione os ovos, batendo até incorporar.
Em uma tigela peneire todos os ingredientes em pó: a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra, misture os líquidos: o buttermilk, o vinagre, a baunilha e o corante vermelho (se o seu for líquido, senão, misture com a farinha).
Com a batedeira em velocidade média-baixa, adicione ao creme os ingredientes secos e os líquidos, alternando até terminar. O resultado final é uma massa meio pesada.
Distribua a massa em forminhas de papel (agora com forminhas de metal para apoiar, ó) enchendo no máximo até 3/4 da capacidade. Asse até aquele ponto em que você espeta o bolinho e o palito sai limpo.
Deixe esfriar.
Enquanto os bolinhos estão no forno, vamos fazer o glacê: bata a manteiga e o cream cheese na batedeira até misturar bem (uns 3 minutinhos basta), adicione o extrato de baunilha. Aos poucos e com a batedeira em velocidade média, adicione o açúcar de confeiteiro (peneirado), provando até ficar doce o suficiente (isso é importante, eu acabei deixando um pouco doce demais).
Depois dos bolinhos frios, você pode usar o bico simples daqueles sacos de confeiteiro para rechear o bolinho (é só espetar e apertar o saquinho - hahahaha)... Para decorar, troque o bico para algum mais bonitinho (se você não tem saco de confeitar, vende em qualquer lojinha de coisas de cozinha, eu paguei 3 reais nesse último).
A florzinha de açúcar eu comprei pronta...
Que tal tentar fazer?