terça-feira, 2 de novembro de 2010

Evento Tanara Brasil

Lembra quando a Ju falou sobre a Tanara nesse post aqui? Já tinha dado para perceber que a marca era um pouco diferente das demais pela oferta de customização dos sapatos, mas essa postura diferente ficou evidenciada quando nos inscrevemos para participar de um evento que a marca promoveu aqui em São Paulo (anh, também teve em Belo Horizonte e Porto Alegre, mas não conta porque não fomos, hehe) com o tema Moda & Comunicação.
Como a Ju está morando longe, fui sozinha participar da palestra, lá na Faculdade Santa Marcelina, mas ela assistiu tudo pelo site. Aliás, não posso esquecer de acrescentar que, além da Tanara, a MTV e a Oi FM também foram responsáveis pelo evento.
Chegando lá, as blogueiras eram recebidas pela Sílvia (que foi um amor) e tinham lugares reservados na primeira fila! Rolou todo um sentimento VIP, hehe.
Notou que a foto está recortada? Então, eu estava com uma cara horrível de sono esse dia...
Infelizmente eu não consegui tirar uma foto com todas as meninas e pegar todos os nomes e blogs... Mas se você for dar um passeio pelos outros blogs que eu postei na foto, talvez ache todas =) Para ficar mais fácil: Para Meninas (da Cláudia), Moda Focka (da Débora), Olhar na Moda (da Cíntya) e It is not a secret life (da Mandy - a Amanda tem o sobrenome mais comprido que eu já vi!).

Quem comandou a palestra foi a Cris Brandão (da Oi FM), que teve o suporte da Mônica de Paula (do blog Ameixa Japonesa). Os palestrantes foram a professora da FASM Astrid Façanha, o estilista Ronaldo Fraga e a publicitária Heloísa Hervé:

A minha opinião sobre a palestra (tendo em vista que eu não trabalho com moda, não sou formada em moda, não tenho nada-a-ver com o mercado de moda ou publicitário, hehe - para quem nunca foi curioso e não clicou no "Quem Somos" da barra superior, eu sou advogada, ou seja, estudei algumas facetas da comunicação, mas não essa discutida no dia), sem esquecer que a minha opinião é provavelmente diversa da Juliana:
Sem dúvida nenhuma o Ronaldo Fraga foi a grande estrela do evento e passou um tempo bem maior com o microfone do que as outras duas palestrantes, não que isso tenha sido algo ruim, mas a atenção ao que ele tinha para contar (e as histórias dele são realmente cativantes) acabaram desviando o foco da palestra do tema inicial...
Uma coisa bem interessante que eu notei (e depois conversei sobre com a Débora do Moda Focka) é como a percepção do que é a moda diverge entre quem faz a moda e nós, meros usuários dela. Claro que todos consideramos a moda como uma forma de expressão, mas ao passo que aqueles envolvidos na sua produção consideram a moda algo autoral, devendo ser conservada como tal, mesmo quando o mercado pede algo diverso daquilo apresentado pelo estilista, eu (mera usuária) vejo a moda como objeto de consumo. Para usar umas expressões que nós do mundo jurídico adoramos, enquanto eles consideram a moda um fim em si mesmo, eu vejo a moda como um meio para alcançar um fim. E, né, eu poderia continuar debatendo sobre isso, mas vamos deixar o acadêmico de lado...
Fiquei morrendo de vontade de conhecer a cidadezinha das bordadeiras da coleção Turista Aprendiz do Ronaldo Fraga! Dá para ver algumas fotos dessa coleção inspirada no livro de mesmo nome do Mário de Andrade no site do Estadão. Posso dizer que adoro esse tipo de bordado/renda artesanal? <3 Deu bem para perceber como o RF usa suas coleções para contar histórias (o que tornou a participação dele no evento, para uma leiga como eu, bem mais condizente).
Eu poderia fazer um post inteiro com citações interessantes, mas selecionei apenas uma de cada palestrante:


Para ver outras fotos do evento, acesse o nosso (novíssimo!) tumblr!

A Tanara ainda vai promover outro encontro, então, você, menina do Rio (calor que provoca arrepio, Dragão tatuado no braço, calção corpo aberto no espaço, Coração de eterno flerte, adoro ver-te... Não consegui resistir, hehe =] ), inscreva-se no site deles para participar!

Anh, a quem interessar possa, o nome da fonte cursiva utilizada nesse post é Sunshine in my soul e foi criada por Kimberly Geswein (if you are reading this, thank you!).

5 comentários:

  1. giiirls! AMEI O BLOG DE VCS! que fofurinha! :)
    foi mto bom conhecer a Natália lá! vamos ver se a gente num troca umas figurinhas ok?
    um beijo grande pra vcs!! :***
    deh

    ResponderExcluir
  2. Que legalll!!!

    Obrigada pela visitaa viu?!!

    se tiver foto da make dela mostraa ;D

    segue o blog?

    Bjoss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália,
    obrigada por contatar!
    Adorei o seu blog e conhecê-la!
    Se quiser, confira o post que escrevi!

    Então, meu nome é comprido por opção. Acho até esquisito quem tem nome mais curto! hehehe!!! E meu blog se chama A vida não tão secreta de uma moça. hehe!!
    Adorei o seu post também!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!!! Tá chique, hein??? Vou me inscrever aqui no Rio!!!!!!
    Beijos!!!! Tati!!!

    ResponderExcluir
  5. :) I'm glad you were able to use my font! Looks great! :) Kimberly Geswein

    ResponderExcluir