quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cuidados com o seu kit de manicure


Oi, gente! Desculpem pelo desaparecimento, mas o fio do carregador do meu laptop derreteu (!?)... Agora que o meu pai deu um jeitinho nele, vamos aproveitar o resto do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e falar sobre uma coisa muito importante? 

Quais são os cuidados que devemos tomar quando vamos fazer as unhas? Todo mundo adora ser paparicada e ficar com as unhas lindas, mas para que esse momento de relaxamento não se torne um arrependimento depois, alguns cuidados são essenciais! Hehehe, a Ju diz que eu escrevo muito didaticamente, mas fazer o quê? Como aqui em casa todo mundo é paranóico com essas coisas, acho que posso dar umas dicas, minha mãe é dentista e eu cresci ouvindo falar sobre prevenção e precaução contra doenças infecto-contagiosas...
No caso das manicures, o vírus HIV é transmitido de uma pessoa para a outra através do sangue (acredito que vocês saibam sobre as outras formas de transmissão, se quiserem maiores detalhes sobre a doença, acessem o portal do Governo sobre o assunto), portanto, o primeiro detalhe ao qual devemos nos atentar são os objetos cortantes, em especial os alicates de cutícula.
O ideal é que cada pessoa tenha o seu próprio alicate (usado somente por ela, nada de compartilhar). Existe uma estimativa de que cerca de 80% dos portadores do vírus HIV não sabem que estão contaminados, então nada de acreditar só na palavra de alguém porque eles podem não saber do que estão falando...
Mas o alicate pode ser compartilhado após ser esterilizado. Meninas, esterilizar não é passar álcool (muito menos acetona)! O objeto deve ser lavado com água e sabão e depois ser esterilizado em autoclave ou estufa. Sabe aquele forninho elétrico de cozinha? Não serve para esterilizar (só para assar pão de queijo)... E olha que eu já vi isso em alguns salões... Mas, né. Sua vida será muito mais fácil e despreocupada se você comprar um alicate. Aproveite e compre todos os outros instrumentos cortantes: tesoura, alicate de unha e palito de metal para empurrar a cutícula. Você pode até pedir para a sua manicure esterilizar suas coisinhas se ela tiver uma autoclave (ou aproveite sua visita ao dentista e peça esse favorzinho!).
Sobre os descartáveis: eles realmente devem ser descartados! Lixa de unha e palito de madeira devem ser individuais - usou uma vez e jogou fora (a não ser que sejam seus, como o alicate). A toalhinha também deve ser lavada a cada cliente.
O vírus da AIDS, segundo eu li por aí, não sobrevive dentro de esmaltes, poréeeeem o vírus da hepatite sobrevive até 15 dias no potinho! Uma solução (não muito segura, mas já é alguma coisa) é usar uma base sua e passar o esmalte compartilhado por cima (gente, eu não sou médica, pode ser uma idéia totalmente furada, tá? Hahaha).

Então, já sabe, todo cuidado é pouco!

2 comentários:

  1. ahuahuahuahauhau

    OMG!!!! que medo, trocar esmaltes?? nunca maiss... kkkkkkkk

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O esmalte contem substâncias que matam bacterias, fungos, e afins... do contrário, a ANVISA já teria proibido as manicures de ter esmaltes, e os clientes precisariam levar o seu próprio...
    Assim como a ANVISA proibiu o uso de bacia sem protetor descartável, que era uma das formas de contaminação em salões

    ResponderExcluir