quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Receitas fáceis & bonitas


O Natal já está aí! Você sabe o que vai fazer de ceia?
Faz um tempinho eu tinha dito para a Ju que iria começar a postar uma receitinha por semana aqui no blog... Nada melhor do que começar com coisas fáceis e legais pra vocês fazerem esse natal, né? Quem fizer, manda uma foto pra gente, hen!


Para essa receita, eu usei a caixinha toda de arroz negro (250g), 400g de lascas de bacalhau, 2 pimentões verdes (mas você pode usar a cor que quiser) cortados em tiras, 2 cebolas cortadas em pétalas, azeitonas verdes fatiadas (mais ou menos 3 colheres de sopa cheias), vinho branco seco (esse, no caso é aromático - não precisava, mas era o que estava aberto, sabe como é) e azeite extra virgem (esse é aromatizado com trufa branca, bem gostoso, mas pode ser do normal mesmo).


Antes de tudo, é necessário deixar o bacalhau de molho. Esse tipo em lascas dessalga mais fácil, então se você colocar de molho umas 4 horas antes de preparar já está de bom tamanho (é necessário trocar a água uma vez, mais ou menos umas 2 horas depois de colocado de molho). Esperou as 4 horas? Cozinhe em água fervente até ficar macio e reserve.
O arroz também deve ser preparado separadamente: para essa quantidade (250g), eu usei 800 mL de água fervente - o mesmo preparo de arroz parabolizado: refogue um pouquinho de alho no azeite, acrescente o arroz e frite bem. Adicione água (quente, hen, gente!), abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada. É importante não colocar sal no cozimento do arroz (deixe para acertar a quantidade no final da receita, tá?). O arroz não precisa secar totalmente (o meu ficou pronto em, mais ou menos, 40 minutos).

Em uma panela larga, refogue as cebolas rapidinho no azeite (não doure, nem murche a cebola, a intenção é que ela apareça no prato). Acrescente os pimentões e tampe a panela - cozinhe em fogo médio por, mais ou menos, 5 minutos (só para dar uma "amaciada" no pimentão, porque os outros ingredientes já estão cozidos). Cuidado para não queimar!
Adicione o bacalhau, 150 mL de vinho e uma pitada de pimenta do reino. Mexa até quase secar em fogo médio (se você quiser servir só um bacalhau ou usar em algum recheio, fica gostoso também!). Acrescente o arroz já cozido e pronto! Fica lindo, é fácil e muito gostoso:


Sirva com uma salada verde e batata palha (fininha de preferência).

E a sobremesa?!

A receita que eu vou passar para a massa dos muffins é, na verdade (e com algumas poucas adições), a receita do Bolo de Iogurte da minha tia, mas vocês podem usar a que vocês quiserem. Para quem esteve no aniversário da May, essa é a receita da massa do bolo arco-íres (qualquer hora faço outro, com o recheio para mostrar para vocês). 
Esse bolo é bem fofinho e gostoso, por isso escolhi ele. Vocês vão precisar de: 3 ovos, 1 xícara de açúcar, 1 xícara de óleo, 1 copo de iogurte natural, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, essência (eu usei de nozes) e corante em pó (no caso, verde e vermelho).
Essa receita pode ser feita em liquidificador ou batedeira.



Para meia receita, eu acabei usando uma colher de chá de corante.


Uma dica para quem, como eu, não tem aquela forma super legal de fazer cupcakes é usar mais de uma forminha para cada bolinho (anh, e acomodar todas bem apertadinhas na assadeira - se precisar, preencha algum espaço vazio com papel alumínio pouco amassado).


Para ver se os muffins estão prontos, espete um palito de madeira. Se sair sequinho, está pronto!


A quem interessar possa, todas as receitas que eu publicar aqui no SMH ficarão arquivadas no blog Baronesa na Cozinha (onde é mais fácil de achar do que entre os nossos vários posts de make, hehe).

2 comentários:

  1. Que caprichooo!!!

    Adoreiii...;D

    Parabénsss...

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas!!!

    Adorei a receita do arroz preto com bacalhau.
    Espero uma receita de vocês para expor na seção Você é o Chef.

    Bjs e Feliz 2011!

    Roberta Lito
    www.chocolitos.com.br

    ResponderExcluir